Alimentos que Estimulam o Sistema Imunológico

Alimentar o seu corpo com certos alimentos, podem ajudar a manter o seu sistema imunológico forte.

Se você está procurando maneiras de prevenir resfriados, gripe e outras infecções, seu primeiro passo deve ser uma visita ao seu supermercado local.

Planeje suas refeições para incluir esses 10 poderosos reforçadores do sistema imunológico.

1. Frutas Cítricas

frutas citricas

A maioria das pessoas se vira direto para vitamina C depois de pegar um resfriado. Isso é porque ajuda a construir seu sistema imunológico.

Acredita-se que a vitamina C aumente a produção de glóbulos brancos, que são fundamentais para combater infecções.

Quase todas as frutas cítricas são ricas em vitamina C. Com essa variedade para escolher, é fácil adicionar um aperto desta vitamina a qualquer refeição.

As frutas cítricas populares incluem:

  • Laranja;
  • Abacaxi;
  • Morango;
  • Limão;
  • Caju;
  • Tangerina.

Como seu corpo não produz ou armazena, você precisa de vitamina C diária para continuar a saúde. A quantidade diária recomendada para a maioria dos adultos é:

  • 75 mg para mulheres;
  • 90 mg para homens.

Se você optar por suplementos, evite tomar mais de 2.000 miligramas (mg) por dia.

Também tenha em mente que, embora a vitamina C possa ajudá-lo a se recuperar de um resfriado mais rápido, ainda não há evidências de que seja eficaz contra o novo coronavírus, COVID-19.

2. Pimentão vermelho

pimentão vermelho

Se você acha que as frutas cítricas têm mais vitamina C de qualquer fruta ou vegetal, repense novamente.

Pois é, pimentões vermelhos contêm quase 3 vezes mais vitamina C (127 mg) que uma laranja da Flórida (45 mg). Eles também são uma rica fonte de betacaroteno.

Além de aumentar o seu sistema imunológico, a vitamina C pode ajudá-lo a manter a pele saudável. Betacaroteno, que seu corpo converte em vitamina A, ajuda a manter seus olhos e pele saudáveis.

3. Brócolis

brocolis

O brócolis é sobrecarregado com vitaminas e minerais.

Embalado com vitaminas A, C e E, bem como fibras e muitos outros antioxidantes, o brócolis é um dos vegetais mais saudáveis que você pode colocar em seu prato.

A chave para manter seu poder intacto é cozinhá-lo o mínimo possível — ou melhor ainda, não cozinhe. Cozinhar o mínimo ou não cozinhar é a melhor maneira de manter mais nutrientes nos alimentos.

4. Alho

alho

O alho é encontrado em quase todas as cozinhas do mundo. Ele adiciona um pouco de sabor à comida e é um nutriente para a sua saúde.

As primeiras civilizações reconheceram seu valor na luta contra infecções. O alho também pode retardar o endurecimento das artérias, e há evidências de que ajuda a baixar a pressão arterial.

As propriedades imunoestimulantes do alho parecem vir de uma forte concentração de compostos contendo enxofre.

5. Gengibre

gengibre

O gengibre é outro ingrediente que muitos se voltam depois de ficar doente. O gengibre pode ajudar a diminuir a inflamação, melhorando dor de garganta e doenças inflamatórias. Além disso, ele também pode ajudar com náuseas.

Embora seja usado em muitas sobremesas doces, o gengibre embala um pouco de calor na forma de gingerol, um parente da capsaicina.

Gengibre também pode diminuir dor crônica e até possuir propriedades de redução de colesterol.

6. Espinafre

espinafre

O espinafre não é só rico em vitamina C — também é embalado com inúmeros antioxidantes e betacaroteno, o que pode aumentar a capacidade de combate à infecção de nossos sistemas imunológicos.

Semelhante ao brócolis, o espinafre é mais saudável quando é cozido o mínimo possível para que ele mantenha seus nutrientes.

No entanto, o cozimento leve facilita a absorção da vitamina A e permite que outros nutrientes sejam liberados do ácido oxálico, um antinutricional.

7. Sementes de girassol

semente de girassol

As sementes de girassol estão cheias de nutrientes, incluindo fósforo, magnésio e vitaminas B-6 e E.

A vitamina E é importante na regulação e manutenção da função do sistema imunológico. Outros alimentos com altas quantidades de vitamina E incluem abacates e folhas verdes escuras.

As sementes de girassol também são incrivelmente altas em selênio. Apenas uma semente contém quase metade de fonte confiável o selênio que o adulto médio precisa diariamente.

Uma variedade de estudos, realizados principalmente em animais, analisaram o seu potencial para combater infecções virais, como a gripe suína (H1N1).

8. Cúrcuma

curcuma

Açafrão, um tempero amarelo brilhante e amargo também tem sido usado há anos como um anti-inflamatório no tratamento de osteoartrite e artrite reumatoide.

Estudos mostram que altas concentrações de curcumina, o que dá à açafrão sua cor distintiva, pode ajudar a diminuir o dano muscular induzido pelo exercício.

A curcumina tem promessa como um impulsionador imunitário (com base em resultados de estudos em animais) e um antiviral.

9. Mamão

mamão

Mamão Papaia é outra fruta carregada com vitamina C. Você pode encontrar a quantidade diária recomendada de vitamina C em uma única fruta média.

Essa fruta também têm uma enzima digestiva chamada papaína que tem efeitos anti-inflamatórios.

Papaias têm quantidades decentes de potássio, magnésio e folato, todos os quais são benéficos para a sua saúde geral.

10. Kiwi

kiwi

Como mamões, os kiwis estão naturalmente cheios de nutrientes essenciais, incluindo folato, potássio, vitamina K e vitamina C.

A vitamina C aumenta os glóbulos brancos para combater a infecção, enquanto outros nutrientes do kiwi manter o resto do seu corpo funcionando corretamente.

Mais maneiras de prevenir infecções

A variedade é a chave para uma nutrição adequada. Comer apenas um desses alimentos não será suficiente para ajudar a combater a gripe ou outras infecções, mesmo que você coma constantemente.

Preste atenção aos tamanhos de servir e ingestão diária recomendada para que você não receba muito de uma única vitamina e pouco dos outros.

Comer direito é um ótimo começo, e há outras coisas que você pode fazer para proteger você e sua família da gripe, resfriado e outras doenças.

Comece com estes conceitos básicos de prevenção da gripe e, em seguida, leia estas 7 dicas para impermeabilizar a sua casa.

Talvez o mais importante, obtenha sua vacina anual contra a gripe para se proteger e aos outros.

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